(31) 3337-7050
(31) 99955-7171
Áreas de Atuação

Orientação Profissional Psicodramática

Pra_Onde_ir.jpg

Metodologia

A Metodologia Psicodramática é extremamente apropriada para alcançar os objetivos da Orientação Profissional, principalmente o Jogo Dramático e o Role-Playing (treinamento de papéis).

O Jogo Dramático é uma das técnicas mais utilizadas no trabalho com adolescentes porque fornece maneiras criativas e lúdicas de se lidar com os conflitos vividos neste período da vida.

O Jogo Dramático se dispõe a trabalhar em campo relaxado de conduta com a finalidade de que o indivíduo descubra formas alternativas de conduta, e não uma única resposta para dada situação.

Jogo Dramático é toda atividade que propicie ao indivíduo expressar livremente as criações de seu mundo interno, realizando-as na forma de representação de um papel, pela produção mental de uma fantasia, ou por uma determinada atividade corporal.

O Treinamento de Papéis (Role-Playing) é o procedimento psicodramático que tem por objetivo a aprendizagem e estruturação de papéis. Pode ser usado para o treinamento de um papel profissional ou de qualquer papel social que se queira otimizar. Busca solucionar as dificuldades normalmente suscitadas por qualquer papel desconhecido ou temido.

Diferenciamos duas fases no processo de Orientação Profissional:

FASE SUBJETIVA ou de AUTOCONHECIMENTO: onde o Orientando aprende a se conhecer e percebe a importância do autoconhecimento no processo de escolha. Como consequência imediata, ele inicia um processo de análise e definição de seus próprios valores, elabora seus medos, desfaz tabus, repara situações traumáticas de sua vida e aprende a generalizar sistematicamente as conclusões tiradas de sua experiência.

FASE OBJETIVA ou de INFORMAÇÃO PROFISSIONAL: onde o Orientando é levado a conhecer as características de profissões, perspectivas de emprego, mercado de trabalho, cursos de formação profissional, etc..

A proposta de trabalho de Orientação Profissional com Metodologia Psicodramática divide-se em quatro fases:

1ª) Fase de Estruturação do Grupo:

     É a fase de levantamento de necessidades e identidade do grupo.

     Nesta fase deve ser feito o aquecimento para o trabalho subseqüente, bem como a criação de um clima de confiança e motivação para o processo de Orientação Profissional.

      São utilizados basicamente os Jogos Dramáticos, onde a problemática da Orientação é apresentada sob a forma de uma colocação pessoal de um membro do grupo que se anima a expor-se.

2ª) Fase de Treinamento de Papéis (Role-Playing):

     É a fase de dramatizações de papéis profissionais escolhidos pelo protagonista, ou seja, o membro do grupo que apresenta a problemática de todos.

     Nesta fase geralmente é percebido pelo grupo que os rótulos que possuem sobre as várias profissões estão esvaziados de conteúdo e que todos necessitam buscar para si informações sobre as mesmas.

3ª) Fase das Informações Profissionais:

     Nela os membros do grupo organizam-se e saem à procura de profissionais ou literatura para responder aos seus questionamentos.

     Também são feitos role-playing da situação de busca de informações.

     Neste ponto, através dos Jogos Dramáticos e dramatizações, o grupo percebe a importância do autoconhecimento para se poder equacionar o problema da escolha profissional.

4ª) Fase da Elaboração das Informações Profissionais e Pessoais:

     Nesta fase os membros do grupo já devem ser capazes de reconhecer suas características básicas e mobilizar seus próprios recursos pessoais, analisar as alternativas viáveis de carreiras e terem condição de iniciar o seu processo de decisão.

Alguns temas a serem trabalhados nos encontros de Orientação Profissional

  • O reconhecimento do eu e do outro
  • Diferenças individuais: habilidades, preferências e valores
  • Relacionamento interpessoal
  • Respeitando as diferenças
  • Viver é escolher
  • Expectativa da escolha profissional
  • Ansiedade, angústia e medos
  • Vida em sociedade, trabalho e lazer
  • Vencendo limites
  • O que eu quero ser e como chegar lá
  • Visão realística e fantasiosa da profissão
  • Informação profissional
  • Integração cognitiva, afetiva e psicomotora.

Todos os encontros serão compostos de três fases: Aquecimento, Dramatização e Compartilhar.

No aquecimento, preparamos o grupo para as atividades do encontro por meio de exercícios de respiração, de conversas descontraídas, de estímulos à participação ativa, de modo a atingir um clima relaxado focado na ação.

Na dramatização, desenvolvemos as atividades principais, os jogos dramáticos, role-playing, etc.

No compartilhar, falamos sobre tudo que foi vivenciado e firmamos os compromissos para os encontros seguintes.